A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (6) uma audiência púbica para discutir o impacto das chuvas em Minas Gerais. O debate atende atende a requerimento do deputado Emidinho Madeira (PL-MG).
O parlamentar lembra que nos meses de outubro e novembro várias regiões de Minas Gerais sofreram com fortes chuvas, inclusive com chuvas de granizo. Segundo ele, levantamentos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) mostram que mais de 100 municípios registraram a ocorrência de chuvas de granizo no meio rural, que causaram grandes prejuízos nas lavouras, principalmente as de café. Os municípios de São Sebastião do Paraíso, Campos Gerais, Campestre e Nova Resende, nas regiões do sul e sudoeste do estado, foram os que registraram as maiores áreas com ocorrência de granizo, informa o deputado.
"O setor agropecuário como um todo vem desde o início da pandemia enfrentando uma elevação de custos de produção e redução de capacidade de pagamento de dívidas em decorrência do substancial encarecimento de insumos, como fertilizantes, combustíveis e defensivos agrícolas, cujos preços são atrelados à cotação do dólar. Além disso, os produtores foram afetados com outros eventos climáticos como as estiagens prolongadas há 2 anos, as geadas do último ano e, agora antes mesmo da sua recuperação, foram atingidos com as chuvas de granizo", ressalta o Emidinho Madeira, que quer discutir o assunto para buscar soluções viáveis para os produtores rurais.
Convidados
Foram convidados para o debate:
- o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese;
- o secretário de Agricultura e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes;
- o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; e
- o presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas (Concafé), Marcelo Chaves.
Confira a lista completa de convidados.
A audiência está prevista para as 10 horas, no plenário 6.
Mín. 22° Máx. 33°