O município de Xinguara, no sul do Pará, vai ganhar um quartel do Corpo de Bombeiros Militar. A ordem de serviço para a obra foi assinada nesta segunda-feira (26), pelo governador do Estado, Helder Barbalho, no Palácio do Governo, em Belém, na presença do prefeito da cidade e outras autoridades.
“Pela primeira vez, a cidade de Xinguara estará ganhando um quartel do Corpo de Bombeiros para todas as atividades desta corporação fundamental para bem servir e proteger a nossa população. Isto compõe a estratégia de expansão e ampliação. Só na região da PA-279, neste momento, também está sendo construído o quartel em São Félix do Xingu, portanto, avançando para ter a presença e o fortalecimento do Corpo de Bombeiros por todo o Pará”, destacou o governador, Helder Barbalho.
Obras – Além do município de São Félix do Xingu, Novo Progresso, Xinguara, Portel, Almeirim e Oriximiná, também estão com obras em andamento e passarão a contar, pela primeira vez, com um quartel da corporação.
Entre as futuras instalações, que, atualmente, estão em fase de levantamento, projeto e licitação, estão as construções de um posto avançado no município de Salinópolis; uma quadra poliesportiva do 4º Grupamento Militar de Bombeiros em Santarém; uma quadra poliesportiva e manutenção do prédio do 5º Grupamento em Marabá; além da reconstrução do 29º Grupamento em Moju. Os prédios dos grupamentos militares de Tailândia, Itaituba, Abaetetuba e Cametá também vão receber obras do Estado.
De 2019 a 2023, dez grupamentos receberam obras no Pará, nos municípios de Itaituba, Santarém, São Miguel do Guamá, Castanhal, Vigia, Marabá, Capanema, Santa Izabel, Breves, Salinópolis e Altamira.
Mais investimentos – Para ampliar e fortalecer as ações de Segurança Pública e Defesa Social, o Governo do Pará entregou, no último dia 16 de fevereiro, cerca de R$ 7 milhões em obras e equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Entre os investimentos estão a nova estrutura do Centro de Suprimentos, Manutenção de Viaturas e Materiais Operacionais (CSMV), viaturas e capacetes de combate a incêndio.
Com investimento acima de R$ 2 milhões, realizado por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Centro de Suprimento e Manutenção garante um novo espaço, com 1.591 metros quadrados (m²), totalmente reconstruído, com pátio para manutenção de viaturas de pequeno, médio e grande porte, além de salas administrativas, alojamentos e áreas de convivência. Também há depósitos e almoxarifados para armazenamento de materiais e equipamentos, garantindo todo o apoio logístico à corporação.
O Governo entregou ainda 1.300 capacetes de combate a incêndio, essenciais para a corporação. O capacete gallet é um dos mais utilizados pelos bombeiros no planeta, garantindo a proteção dos agentes durante o atendimento de emergência. O equipamento garante proteção contra chama, calor, frio, eletricidade e água, além de objetos pesados e pontiagudos.
Mín. 22° Máx. 33°