19°C 36°C
Xinguara, PA
Publicidade

Estado entrega ponte sobre o rio Fresco e marca história paraense com reforço da integração na região da PA-279

Em São Félix do Xingu, estrutura tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura

05/07/2024 às 21h17
Por: André Silvestre Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Roni Moreira / Ag.Pará
Foto: Roni Moreira / Ag.Pará

Iniciando um novo capítulo da história da mobilidade urbana paraense, e marcando a vida de todos os moradores da cidade de São Félix do Xingu, na Região de Integração do Araguaia, e da população da região ao PA-279, no sul paraense, o governador, Helder Barbalho, entregou a ponte sobre o rio Fresco. Batizada de "Ponte Francisco Torres de Paula", a estrutura de 480m² é a primeira construção deste tipo a ser erguida na localidade, garantindo segurança, dignidade e agilidade para o escoamento da produção local.  

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Durante o momento da inauguração, o governador frisou o quanto aquele momento era esperado por tanta gente.

"A cada senhora, a cada senhor, a cada idoso, cada criança, cada jovem, toda a população dessa região sonhou junto com a gente a ponte sobre o Rio Fresco. Os moradores da Taboca, do Nereu, do Sudoeste, de tantas comunidades que por muito tempo esperaram ver e viver esta realidade: tirar a balsa da frente, não ter que pagar mais |R$ 20, R$ 30 para poder atravessar o rio. Isso, a partir de hoje, fica pro passado, porque ninguém vai pagar mais nada pra atravessar o Rio Fresco", reforça Helder.

Seu Raimundo Ferreira de Souza Mendes, morador da cidade há 16 anos, relembrou que a realidade não mudou muito de quando ele chegou no município. "Antes a gente tinha que pagar para fazer essa travessia. Eu fiz uma promessa de me ajoelhar e agradecer pelo dia que essa ponte chegasse. Eu pensei: que o governador faça essa ponte, e ele fez! A ponte tá lá e eu atravessei ela sem pagar nada". 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O depoimento de gratidão e felicidade foi unânime entre todos que foram ao local da ponte acompanhar o primeiro dia de liberação da estrutura. Para registrar o momento histórico, Fernandesmira do Santos Souza tirou uma foto com a família e gravou cada um dos passos dados para cruzar o rio.

 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

"A gente atravessava na voadeira e na travessia da balsa, enfrentava uma fila e agora está sendo abençoado por essa ponte maravilhosa. É um grande progresso para a cidade. Maravilhoso esse dia, é um dia histórico na cidade de São Félix", festejou a moradora.

Foto: Roni Moreira / Ag.Pará
Foto: Roni Moreira / Ag.Pará

A ponte sobre o Rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A conclusão desta importante obra representa um avanço significativo na infraestrutura da região, melhorando a logística e a economia local, e também a atenção disponibilizada pelo governo estadual para o desenvolvimento social da região. Com a liberação da passagem de veículos, o transporte de mercadorias será reforçado, reduzindo custos e tempos de viagem, além de melhorar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação.

"Esse é um benefício para toda a produção do município. Eu estou feliz, todos os moradores do lado de lá estão felizes, produtores que entram na cidade pelo lado de lá, pessoal daqui que vai para lá, os turistas vão usufruir das praias do Xingu. Isso é maravilhoso, muito obrigado", afirmou o produtor Valdemir de Oliveira.

 

Foto: Roni Moreira / Ag.Pará
Foto: Roni Moreira / Ag.Pará
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.