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Festividade de Nazaré projeta mais de 100 mil turistas e US$ 39 milhões em receitas em 2025

Pesquisa aponta crescimento sustentável da manifestação religiosa e cultural que se consolida como um vetor de indução positiva para economia estadual

22/09/2025 às 16h58
Por: André Silvestre Fonte: Secom Pará
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Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, patrimônio cultural imaterial do Brasil, deve atrair cerca de 100 mil turistas e gerar aproximadamente US$ 38,9 milhões em receitas em 2025. A estimativa é do estudo realizado pela Secretaria de Turismo do Pará (Setur) em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Os dados projetados apontam um crescimento de 12,5% em relação ao cenário da festividade em 2024.

O levantamento consolida a quinzena da festividade nazarena como um dos principais motores da economia paraense e principal produto turístico estadual no mercado nacional e internacional, em particular, nos segmentos do turismo religioso e cultural.

"O Círio de Nazaré é, ao mesmo tempo, um patrimônio religioso e um vetor de indução positivo da nossa economia. Os números demonstram o crescimento sustentável do turismo no Pará e a força do Círio como fator de atração para incremento do fluxo de turistas e geração de receitas para investimentos e desenvolvimento econômico e social do território paraense", observa o secretário estadual de Turismo (Setur), Eduardo Costa.

Costa complementa: “O Círio já é considerado nossa alta estação no turismo. O evento também serve como vitrine para o Pará, ampliando a visibilidade internacional da capital e fortalecendo sua posição como destino turístico estratégico na Amazônia”.

Mais da metade (52%) dos turistas ficam entre 1 e 5 dias

Em 2024, o Pará contou com a presença de 89 mil visitantes, com impacto financeiro de US$ 34,5 milhões. O gasto médio individual ficou em torno de US$ 387, (em torno de R$ 2 mil), distribuídos em uma permanência média de sete dias. A maior parte dos turistas permaneceu entre 1 e 5 dias (52%) ou de 6 a 10 dias (37%).

A pesquisa também revelou que a maioria dos turistas veio de estados vizinhos e grandes centros do país: Maranhão (11,1%), São Paulo (8,8%), Rio de Janeiro (7,8%), Amazonas (6,5%) e Amapá (6%) foram os principais mercados emissores de turistas. Entre os visitantes, 84% estavam ocupados profissionalmente, com destaque para professores, servidores públicos, empresários, médicos e advogados.

Os meios de hospedagem mais utilizados foram hotéis (39,3%), seguidos por casa de parentes (33,1%) e casa de amigos (19,8%). A respeito dos principais meios de transporte utilizados, o avião respondeu por 75,6% das chegadas a Belém, enquanto os ônibus de viagem representaram 14,2%.

O estudo também aponta quais são os destaques e os desafios na organização da festividade como atrativo turístico. A religiosidade, a hospitalidade paraense, a gastronomia, as belezas naturais e a cultura paraense foram os aspectos mais bem avaliados pelos turistas, enquanto como pontos a melhorar estão limpeza urbana da cidade, mobilidade/trânsito, segurança e opções de transporte público.

Estudo aponta que 97% dos visitantes querem voltar ao Pará
A fidelidade é outro dado marcante do Círio. Ao menos, 97% dos visitantes afirmaram ter intenção de retornar para vivenciar a experiência novamente. Além disso, 36% dos entrevistados demonstraram interesse em conhecer outros destinos paraenses.

Entre os lugares mais citados e que despertam a curiosidade dos turistas estão destinos como Salinópolis (20%), Mosqueiro (13,5%), Ilha do Marajó (12%), Ilha do Combu (7%) e Alter do Chão (5%). O número reforça o potencial do Círio como porta de entrada para o turismo regional.

Com crescimento acumulado de 22% na última década, o Círio de Nazaré reafirma sua importância como manifestação cultural e religiosa, mas também como fator econômico. Para 2025, a expectativa de aumento no fluxo de visitantes reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, segurança e serviços turísticos.

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