O Detranzinho já se tornou referência na educação para o trânsito ao público infanto-juvenil. Durante a Semana Nacional de Trânsito, que segue até esta quinta-feira, 25, o espaço pedagógico está reforçando as ações. Na última terça, 23, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Canto do Uirapuru, do conjunto Paraíso dos Pássaros, em Belém, participar das atividades lúdicas.
Ao todo, 34 crianças do Jardim II, entre 5 e 6 anos, aprenderam sobre comportamento seguro no trânsito de forma lúdica e animada. Com brincadeiras, palhaços, transiton e diversos recursos pedagógicos que lembram a sinalização viária, os agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) ensinam de forma divertida sobre os cuidados básicos para a proteção da vida no trânsito, entre eles, o uso do capacete, a travessia segura na faixa de pedestre, o significado das cores do semáforo, o uso das ciclofaixas e do cinto de segurança, dentre outros fatores de proteção.
“Essas crianças são os futuros condutores quem sabe até governantes, que vão direcionar o futuro das nossas cidades. Então, é um ambiente de ensinamento prático, mas de forma festiva com muita interação e comprometimento de quem transmite esse conhecimento. É uma aula de cidadania muito interessante ministrada pelo Detran e Governo do Estado”, definiu a coordenadora de educação para trânsito do Detran, Celina Koury.
Por meio de teatro de fantoches e um passeio lúdico pela minicidade, as crianças receberam orientações voltadas para a segurança no trânsito, com foco especial em dois personagens fundamentais: o pedestre e o ciclista. A animação tomou conta das crianças e as atividades são pura diversão. As brincadeiras se misturam a aulas e dicas sobre como transitar com responsabilidade. O objetivo é fazer com que as crianças levem os ensinamentos para casa e para a vida toda, tornando-se fortes aliadas do Detran no respeito às leis de trânsito.
A Ysis Garcia, de 6 anos, ouviu atentamente às orientações dos agentes e resumiu o que aprendeu na aula de hoje. “Na rua não pode correr, tem que olhar bem pra poder atravessar. O agente fala para gente como faz para não acontecer nada com a nossa vida. E na faixa de pedestre só pode atravessar quando está vermelho”, ensinou.
“O vermelho é pra parar e o verde vem e vai na faixa, mas tem que levantar a mão e esperar para passar, senão pode machucar”, explicou o pequeno Yuri Miguel Garcia, também de 6 anos, referindo-se à sinalização para pedestres.
A visita da EMEI Canto do Uirapuru ao Detranzinho foi agendada a pedido da professora Giovana Guerra, quer conheceu o espaço por acaso durante um atendimento de habilitação. “Fiquei encantada pelo Detranzinho desde o primeiro momento em que vi e pensei logo que os nossos alunos tinham que vir. De fato, estava certa, esse momento aqui foi de muito aprendizado pra elas. A escola já ensina sobre o trânsito, mas aqui é diferente porque elas aprendem de forma lúdica vivenciando na prática pra replicar em casa e na comunidade”, destacou.
As ações do Detranzinho acontecem o ano todo mediante agendamento pelo e-mail [email protected] . O atendimento é direcionado para escolas públicas e privadas de todo o estado.
Texto de Leidemar Oliveira / Ascom Detran
Mín. 22° Máx. 27°