O voleibol paraense brilhou nesta quarta-feira (24), em Brasília (DF), ao conquistar o acesso de suas equipes masculina e feminina e a classificação para as finais dos Jogos da Juventude Caixa, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na semifinal feminina, o Pará venceu a Paraíba por 2 sets a 1, assegurando o retorno à segunda divisão do nacional. Já no masculino, a vitória também por 2 sets a 1 contra o Ceará garantiu o acesso e a vaga na elite da competição para 2025. A delegação conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
As decisões ocorrem nesta quinta-feira (25): o time feminino enfrenta o Maranhão, às 8h, no Ginásio da Federação de Voleibol do Distrito Federal, e o masculino encara Brasília, às 14h, no Ginásio do Comando Militar do Planalto – Vera Cruz.
Emoção e superação em quadra
A central Cecília Góes, de 15 anos, destacou a emoção de disputar sua primeira competição nacional do COB. “Eu estou feliz, é meu primeiro COB, meu primeiro brasileiro. Esse final é importante para a gente. Treinamos muito para chegar aqui e nosso sonho é conquistar o ouro e subir de divisão”, afirmou.
O técnico do time feminino, Cristian Silva, relembrou a superação do grupo. “Foi emocionante também, para mim, e para o Elinho, porque ano passado caímos e, agora, estamos subindo o Pará novamente. Para muitas meninas é o último ano, então garantir pelo menos a prata já é especial”, disse o técnico.
No masculino, o levantador Davi Lucena, de 17 anos, celebrou a classificação em seu último ano nos Jogos. “Ano passado ficamos em quarto lugar, mas hoje conseguimos dar esse passo e vamos disputar o título. Estou feliz de encerrar representando o Pará em uma final”, afirmou o atleta.
O técnico Elinho Cunha reforçou a importância da conquista. “Colocar as duas equipes do Pará nas finais é resultado de trabalho. O jogo contra o Ceará era difícil, mas conseguimos neutralizar e vencer no tiebreak. É uma conquista marcante para o voleibol do nosso Estado”, disse.
Até agora, o Estado soma oito medalhas: uma de ouro, uma de prata e seis de bronze, ocupando a 23ª colocação no quadro geral.
Outras modalidades
Algumas modalidades já encerraram a participação, como judô, taekwondo e badminton, com retorno da delegação a Belém. O handebol masculino e feminino também se despediram nesta quarta-feira (24), após derrotas que rebaixaram as equipes para a segunda divisão nacional.
Medalhas do Pará nos Jogos da Juventude Caixa:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: dois bronzes, com Ravi Botega (até 55 kg) e Cláudio Santos (-90 kg).