O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está garantindo segurança, monitoramento e celeridade para o registro de ocorrências durante o "43º Festival do Abacaxi", na Vila de Cafezal, no município de Barcarena. As ações integradas tiveram início na última quinta-feira (25) e prosseguem até o próximo domingo (28).
O CICC móvel foi instalado em frente ao Eco Parque Cafezal, e na segunda noite de festival segue reunindo pontos focais das forças de segurança. Do local, estão sendo monitoradas as imagens dos totem de segurança pública instalados no município de Barcarena e de 50 câmeras de segurança instaladas no interior e em torno de toda a estrutura e vias de acesso ao evento, em parceria com a prefeitura municipal, para que diante de qualquer intercorrência, os agentes de segurança possam agir com celeridade e manter a tranquilidade de todos.
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o Sistema Estadual de Segurança está garantindo todo o suporte e ações necessárias para que o evento ocorra conforme o planejado e as pessoas se divirtam com segurança e tranquilidade. “Em mais um ano, as equipes de segurança estão atuando de forma integrada, neste que é um festival tradicional da cidade de Barcarena, reunindo milhares de pessoas todos os anos. Além do nosso Centro de Comando e Controle Móvel que está está instalado, reunindo as forças de segurança pública, com alinhamentos e planejamento diário durante todo o festival, para garantir a segurança e a ordem pública para todos que participam da programação”, informou.
Todas as ações de segurança, estão sendo efetuadas de forma integrada, com policiamento ostensivo à pé e motorizado em viaturas duas e quatro rodas pela Polícia Militar; fiscalização e controle do fluxo de trânsito por equipes do Departamento Estadual de Trânsito em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito; monitoramento de pessoas com uso de tornozeleira eletrônica por meio do Grupamento de Busca e Recaptura e o monitoramento para coibir furtos e roubos por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal.
O trabalho da Polícia Civil também está reforçado no CICC, a fim de fazer o registro de ocorrências e atendimentos de flagrantes com celeridade. Enquanto que equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil realizam o atendimento pré-hospitalar, prontidão para combate à incêndio e salvamento. Já a equipe da Polícia Científica segue de prontidão para realização de perícias, se necessário.
“Nós agradecemos a presença do Estado é toda a parceria com a prefeitura para que possamos atuar integrados e garantir a segurança no festival. Hoje, o evento está com expectativa de público de cerca de 40 mil pessoas, com grandes atrações, então o público é grande. Más nós temos certeza que vai correr tudo bem, como foi no primeiro dia e será nos próximos. Então vamos continuar trabalhando juntos para que ocorra tudo com tranquilidade. Inclusive, a presença das forças de segurança, o CICC da Segup que já é visto por todos que chegam, já traz uma sensação de segurança muito forte para o povo que está chegando e também traz um grande alerta para aqueles que estão com má intenção. Então que tenhamos um excelente festival!”, disse o Secretário Municipal de Segurança, Virgílio Nunes
O Eco Parque Cafezal teve os portões abertos às 20h para o grande público que aproveitou a segunda noite do festival que tem como atrações: DJ Malifoo, Alok, Nattan e Jota Quest.
Para o servidor público e morador de Barcarena, Eron Santos, o evento está melhor e maior a cada ano e ter a presença de policiamento no local faz toda a diferença para uma diversão tranquila. “Eu sempre participo do Festival do Abacaxi, já moro aqui há 40 anos, e sempre estamos aqui prestigiando esse evento, que é muito importante pois divulga o município de Barcarena e traz até nós grandes atrações, até internacionais. Então para nós moradores e também pra quem vem de outros lugares prestigiar o evento, a questão da segurança pública é uma coisa muito positiva, pois previne a violência, assalto e outros crimes que possam querem fazer aqui no local que está cheio de famílias para se divertirem. Então, a prefeitura de Barcarena, a segurança pública estão de parabéns”, disse Eron.
Integração
Cerca de 464 agentes de segurança pública atuam de forma integrada nas ações que seguem até o próximo domingo (28), sendo eles: Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e também os órgãos de segurança e trânsito de Barcarena.