A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Política de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) e do Projeto Bem-Estar, prossegue neste sábado (27) a programação “Sieds pela vida: sua saúde em primeiro lugar”, com o incentivo e prática de atividades físicas, roda de conversa com profissionais da área da saúde e atendimento médico e psicológico a servidores do Sistema Estadual de Segurança Pública, reforçando a importância do cuidado e prevenção à saúde mental, em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de cuidado e prevenção ao suicídio. A programação foi iniciada na sexta-feira (26), em Belém.
Criado em 2022, o Projeto Bem-Estar, vinculado à Segup, oferece assistência biopsicossocial aos servidores do Sistema de Segurança Pública e a seus dependentes, promovendo cuidado a todos que dedicam suas vidas diariamente à população, como destacou Ualame Machado, titular da Segup.
“As ações promovidas pela Segup, por meio do Projeto, reforçam a importância do cuidado com o nosso maior investimento, que são as pessoas. Portanto, para que possam oferecer o melhor serviço à população, todos precisam receber esse incentivo e cuidado. Mais uma ação realizada com atendimento, palestras e o incentivo à atividade física, integrando os servidores do Sieds em um momento também de descontração, faz toda a diferença para seguir nas missões diárias. Seguiremos desenvolvendo múltiplas ações como essa, com o objetivo de não só capacitar, mas olhar também para quem está do outro lado da mesa prestando serviço à sociedade, assim fortalecendo aqueles que doam boa parte do seu dia para cuidar do próximo”, enfatizou o secretário.
Diálogo- A primeira etapa da programação foi realizada no auditório da Polícia Científica do Pará, na manhã de sexta-feira (26), reunindo 82 servidores em uma roda de conversa que abordou autocuidado e qualidade de vida com profissionais das áreas de odontologia, nutrição e psicologia, e ainda profissionais de Educação Física. No local, enfermeiras e a psicóloga de plantão também realizaram 31 atendimentos.
Para a psicóloga Nathaniely Palheta, que participou da programação, criar uma rede de apoio entre profissionais qualificados e os servidores é fundamental para que eles tenham acesso ao serviço biopsicossocial ofertado, e recebam o acolhimento necessário a todos.
“É importante promover o cuidado à saúde mental não só em setembro, mês em alusão ao cuidado à vida, mas ao decorrer de todo o ano incentivar a prática do acompanhamento não somente após o adoecimento. Muitas vezes acreditamos não ter demandas para trazer para um profissional da saúde, e essa somatória de carga emocional que carregamos, em conjunto com a rotina do trabalho e outras questões pessoais, acabam se traduzindo no nosso corpo também. Após isso, fica mais difícil fazer o processo de retorno dessa pessoa após chegar ao extremo. Ações como essa são de suma importância para a criação de uma rede de apoio entre os servidores e os profissionais de saúde para a prevenção de qualquer problema de forma mais rápida e eficaz”, afirmou a psicóloga.
Atividade física- A programação “Sieds pela Vida” encerrou com um café da manhã e a prática de atividade física ao ar livre neste sábado (27), no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar. Cerca de 60 servidores participaram de corrida, caminhada e alongamentos, reforçando a importância de manter o corpo em movimento e o cuidado com a saúde para uma melhor qualidade de vida.
“O evento Sieds Pela Vida: Sua Saúde em primeiro lugar foi idealizado no mês do Setembro Amarelo, que é um mês de prevenção à automutilação e ao suicídio, para promover a conscientização sobre o autocuidado, a preservação da vida, a melhoria da qualidade de vida, e não propriamente falar sobre suicídio, mas sim falar sobre formas positivas de se manter saudável, e assim conscientizar sobre estratégias de autocuidado. No primeiro dia houve uma roda de conversa, em que diversos profissionais da área da saúde, médico, nutróloga, psiquiatra, nutricionista, odontólogo, educador físico e psicólogo fizeram falas sobre essa temática. Foi bem produtivo no sentido de trazer essa reflexão sobre os cuidados com a saúde mental e física, uma troca, um debate em que os participantes puderam fazer perguntas e dialogar. O segundo dia veio com o propósito de fortalecer a importância de se praticar atividade física para se manter com qualidade de vida, em um momento de lazer, e para congregar com os servidores e familiares. O intuito do trabalho é garantir essa parceria e integração com os órgãos de segurança pública, para trabalharmos em prol da saúde de nossos servidores”, informou a capitã Luana Alves, coordenadora do Projeto Bem-Estar e da programação.
O trabalho colaborativo entre servidores dos órgãos do Sistema de Segurança fortalece a troca de conhecimento e as experiências vividas diariamente, segundo o tenente-coronel PM Iuri Melo, representante do Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Polícia Militar (Ciap).
“Eventos como esse promovido pela Segup são importantes para a troca de informações e experiências dos diversos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública. Esses diversos órgãos possuem realidades bastante heterogêneas. Eles possuem suportes bem diferentes entre si, e momentos como esse, sobre essa temática, a gente pode trocar experiências, expertise, inclusive acerca de propostas legislativas para ajustes internos na realidade de cada um desses órgãos. A gente tem que pensar nessas ações em investimento, Quanto mais cada um investir preventivamente em si, na sua saúde mental, no autoconhecimento, a gente tem mais chances de ter menos problemas de cunho familiar, de cunho laboral. A gente consegue ter um atendimento mais humanizado, mais profissional, à comunidade”, disse o tenente-coronel.
Participaram da ação servidores da Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Texto: Rubens Alves e Roberta Meireles - Ascom/Segup