O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, sudeste paraense, encerrou na sexta-feira (26) uma programação alusiva à campanha Setembro Amarelo, com iniciativas voltadas aos usuários, acompanhantes e profissionais, com palestras temáticas, dinâmicas, jogos, aula de dança e a Sala de Descompressão, que proporcionou momentos de relaxamento e cuidado com a saúde mental, reforçando a importância do equilíbrio no ambiente de trabalho.
Organizada pela Gestão de Pessoas, em parceria com a Comissão de Humanização, a programação iniciada na segunda-feira (22) destacou, para osusuários, o projeto de autocuidado, conduzido com apoio da equipe de Fisioterapia. “Pacientes foram retirados dos leitos, deambularam com os profissionais e participaram de uma dinâmica especial: a montagem de uma árvore de mensagens de gratidão. No espaço, pacientes, acompanhantes e colaboradores escreveram pelo que são gratos na vida, fortalecendo os vínculos afetivos, o acolhimento e a humanização do cuidado”, informou Gustavo Silva, auxiliar administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Liderança- Também foi realizada uma etapa da Academia de Líderes, com o tema “O impacto do líder no clima organizacional”, reforçando o compromisso institucional com a capacitação contínua dos gestores e a promoção de um ambiente de trabalho saudável, que valoriza a vida.
“Ações como esta são fundamentais para o fortalecimento do cuidado com nossos colaboradores. A campanha Setembro Amarelo no HRPL não foi apenas uma programação de atividades, mas uma oportunidade de reflexão, acolhimento e valorização da vida”, explicou Tays Carvalho, supervisora de Gestão de Pessoas.
Aprovação- A autônoma Maria Silvaneth, 46 anos, participou das ações, e disse desconhecer a campanha. “Eu já sabia do 'Outubro Rosa' e do 'Novembro Azul', mas não tinha ideia de que todo mês tinha uma cor”, disse Maria. Para ela, a iniciativa é fundamental diante do aumento de casos relacionados ao adoecimento emocional. Segundo Maria Silvaneth, “hoje estão acontecendo muitos casos. As pessoas parecem muito sobrecarregadas com a vida, por perdas, relacionamento, trabalho e tantas coisas”.
Ela ressaltou ainda o autocuidado e a busca por apoio. “É importante olhar a vida de outras formas, desestressar, respirar e buscar ajuda. Entender que não somos perfeitos, que as coisas podem acontecer, mas não podemos perder as esperanças. Precisamos buscar força seja na fé, na família, em hobbies ou na ajuda profissional”, orientou.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPL
Mín. 22° Máx. 33°