A Comissão Especial sobre combate ao Câncer no Brasil realiza audiência pública nesta quarta-feira (30) para discutir o atraso na disponibilização dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde, após incorporação dos mesmos ao SUS.
Foram convidados para a audiência, entre outros, o defensor público da União Gabriel Oliveira; a fundadora da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Jeker; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Bruno Silva Dalcomo.
O deputado Weliton Prado (Pros-MG), um dos autores do pedido de audiência, disse que um dos grandes entraves no enfrentamento ao câncer no Brasil é o financiamento do SUS.
"Apesar de ser um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo e garantir o acesso universal dos pacientes, sem discriminação, (o SUS) precisa de grandes e esperados avanços emergenciais, como atualização nos valores pagos para cada ciclo de tratamento de diferentes neoplasias e incorporações de novos procedimentos, medicamentos e tratamentos, razão pela qual o tema precisa ser discutido por esta Comissão", disse o deputado.
Hora e local
O debate será realizado às 14 horas, no plenário 6.
Mín. 22° Máx. 33°