A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a entrega de seis coletes balísticos para o órgão de trânsito municipal de Jacareacanga, localizado no sudoeste do Pará. Com essa remessa, o Estado conclui a entrega de mais de 3.310 coletes balísticos destinados a órgãos municipais de segurança em 74 cidades paraenses, como parte das ações de fortalecimento do sistema integrado de segurança pública.
A iniciativa integra a Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp), que tem como objetivo equipar e valorizar guardas municipais e agentes de trânsito que atuam diretamente nas ações de segurança. Na última terça-feira (13), a Segup também entregou sete coletes para o órgão municipal de trânsito de Mojuí dos Campos.
“Hoje realizamos a última entrega de coletes destinados aos órgãos municipais do Estado, contemplando as cidades com trânsito municipalizado. São equipamentos que somam a tudo o que já foi entregue ao longo da gestão, fortalecendo a Peosp. Além dos coletes, a Guarda Municipal de Belém já foi contemplada com viaturas, motocicletas, drones, rádios comunicadores, entre outros investimentos do Governo do Pará. Seguimos essa parceria, reforçando nossa estratégia de integração, essencial para a segurança pública. Isso garante que os agentes municipais possam exercer sua função com dignidade e mais proteção”, destacou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.
Para equipar os órgãos de trânsito e guardas municipais, o Governo do Pará investiu R$ 4.531.816,75, com recursos oriundos do tesouro estadual.
Integração e políticas públicas – A Peosp visa garantir o fortalecimento, incentivo e valorização dos órgãos municipais de segurança pública. Como um dos eixos do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em 2022, a política estabelece a integração efetiva entre Estado e municípios, com ações como a entrega de equipamentos, capacitação de agentes e modernização da atuação local.
Entre os municípios contemplados com equipamentos de segurança estão Portel, Breves, Oriximiná, Moju, Pacajá e Jacareacanga, todos com trânsito municipalizado.
O coordenador da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Jacareacanga, Andreison Teles Campos, reforçou a importância da parceria para o dia a dia dos agentes. “Com a municipalização do trânsito de Jacareacanga, conseguimos equipar nossos agentes para que possamos realizar nosso trabalho nas vias e ruas de forma mais segura. Essa iniciativa de integração entre Estado e município é de muita importância, fortalecendo as nossas atividades para que a gente possa atuar de maneira mais segura”, afirmou.
Mín. 20° Máx. 33°