Para ampliar o conhecimento dos professores da rede estadual sobre inteligência artificial, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), promoveu, nesta sexta-feira (26), o Seminário “Inteligência Artificial na Educação: ética, inovação e práticas pedagógicas”.
O evento ocorreu no formato on-line, com aproximadamente 600 inscritos, entre professores, diretores e especialistas no tema. A mesa de palestrantes foi composta pela procuradora Lilian Haber e pelos professores Rafael Herdy e Lennon Pereira.
O secretário de Educação, Ricardo Sefer, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da educação pública do Estado. Participei do primeiro seminário de Inteligência Artificial promovido pelo Ciseb, uma iniciativa sensacional. Eu não tenho dúvida de que a educação pública do Pará está alinhada com as melhores práticas de inteligência artificial, aquilo que há de mais moderno em inovação da educação. Nossos alunos, certamente, estão muito bem servidos com esta formação. Foram mais de 600 participantes e eu queria enaltecer, agradecer e reconhecer o trabalho de todos os profissionais da educação do Ciseb, da diretoria de tecnologia e informação da Seduc e todos que construímos a educação pública do Pará”, ressaltou o titular da Seduc
O painel central abordou o tema “Práticas pedagógicas e inovação com inteligência artificial”, e contou com a participação da procuradora do Estado, Lilian Haber, que explanou sobre ética, privacidade e vieses algoritmos. Lilian pontuou que é necessário debates como estes para o uso correto da ferramenta.
“São muitos desafios em relação a essa questão ética, gostaria de parabenizar o Estado do Pará, a Seduc, pela oportunidade de abrir este espaço para discussão. Ferramentas maravilhosas, nós temos que utilizá-las, mas precisamos fazer isso com sabedoria”, disse a procuradora.
O seminário discutiu como a IA pode auxiliar professores no uso da inteligência artificial em sala de aula. Além disto, promoveu reflexões para o fomento a inovação tecnológica na educação pública.
Ainda no painel central, o professor Lennon Pereira apresentou estudo de caso e ferramentas de Inteligência Artificial para o planejamento e avaliação.
O professor e diretor de inovação da Seduc, Rafael Herdy, explanou sobre IA generativa, cultura maker e aprendizagem criativa.
“Uma honra poder compartilhar um pouco do que a gente tem discutido sobre inteligência artificial na comunidade acadêmica, trazer soluções, possibilidades para o uso, de fato, em sala de aula. Eu acho que muitos professores, gestores, especialistas que estão nos acompanhando, têm o desejo de saber como usar, em que momento usar a IA na minha sala de aula e como isso pode me ajudar no dia a dia. E nessa perspectiva, a gente vai tentar contribuir um pouco com a formação dos professores”, explicou o diretor
Ao final, foi lançado o Guia Prático de Inteligência Artificial ( https://bit.ly/GuiaIACISEB ) para professores da rede pública paraense, cujo objetivo é potencializar a educação com inovação e sustentabilidade. O documento foi elaborado baseado nos resultados de discussões e pesquisas promovidas pelo Ciseb.
Do mesmo modo, foi lançado o curso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) comunicação https://bit.ly/bnccomp
Mín. 22° Máx. 34°